Rodrigo Machado

Escultura
Fotografia
Pintura
Rua
Diversos
Vídeos
Trabalhando

Projetos Coletivos:
- Urban Trash Art
- Serviços Gerais

Estúdio Buriti

Portifolio
Currículo
Clipping
Links

----
contato@rodrigomachado.art.br

“o espaço dos artistas é a rua
a matéria-prima o lixo
a fonte de inspiração o improviso
ocupação de espaços públicos
arte efêmera e que sai do lixo
recriação do que está inutilizável”

 

O projeto U.T.A. começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.
A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material que já teve utilidade e foi descartado pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.
A intervenção artística do projeto U.T.A. é previamente concebida, mas o formato final é inspirado pelo tipo de material coletado e resultado da sinergia entre os artistas no momento da montagem.
Ao criar as esculturas em espaços públicos, os artistas coletam e transformam o lixo encontrado em caçambas e calçadas, devolvendo para a cidade obras de arte que interferem na paisagem urbana e propõem um olhar crítico para a questão do consumo exagerado e do desperdício.
A proposta é transformar o lixo em arte, como meio e fim, uma forma poética de enxergar o lixo e através da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto, e com o qual ninguém se importa mais.

(Marta Madalon)